A onda de calor pode prejudicar também seu computador

Por Bruno Saint’ Clair
bsclair@gmail.com

O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – informou na semana passada que o inverno deste ano foi um dos mais quentes desde 1961. Em algumas áreas da Região Sudeste, foram observados de 50 a 70 dias com temperaturas elevadas, principalmente nos meses de agosto e setembro. Com temperaturas máximas acima de 30ºC.

Nos últimos dias, o carioca tem sentido sensações térmicas acima dos 40ºC. Para muitos nenhuma novidade, mas por se tratar entre as transições das estações do inverno para a primavera, devemos ficar atentos para o que vem por aí. Se o corpo humano sente os efeitos das altas temperaturas, saiba o que isso pode ocasionar para o seu computador ou notebook.

Os PCs e notebooks são programados para diminuírem suas performances quando as temperaturas sobem demais. Isso evita que os componentes estraguem por ficarem expostos ao calor. Dessa forma, é normal que em altas temperaturas muitas pessoas reclamem de problema de desempenho nos computadores.

Antenados com este problema que tende a aumentar nas estações da primavera e verão, a CIA do PC preparou algumas prevenções e dicas importantes para manter a vida útil do seu equipamento.

Qual a temperatura ideal da CPU?

A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65°C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85°C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80°C podem danificar a CPU e o seu silício. Se a sua máquina trabalhar a temperaturas acima dos 90°C por horas seguidas, provavelmente a vida útil da máquina será comprometida.

Separamos algumas dicas que vão evitar essas situações de superaquecimento, e consequentemente, o desempenho do seu computador ou notebook não será afetado em climas mais quentes. Veja abaixo o que fazer para evitar o superaquecimento.

Retire a poeira dos componentes

Pincel seco ou ar comprimido para limpar. Foto: Shutterstock/Kobzev Dmitry

Sujeiras entopem as entradas e saídas de ar, impedindo que a ventilação e circulação de ar aconteçam como deveria. Por isso, a dissipação de calor não ocorre. Uma limpeza geral no computador é bem simples e fácil de fazer, você mesmo pode executá-la. No entanto, recomendamos um profissional especializado, porque algumas desmontagens de peças requerem uma atenção especial.

Para tirar a poeira, use um pincel a seco ou ar comprimido. Mas nunca, em hipótese alguma, utilize jatos de ar quente como os dos secadores de cabelo, por exemplo. Porque eles aumentam a temperatura e dilatam as peças.

Gabinetes sobre a mesa

É comum vermos escrivaninhas com espaços para encaixar a torre perto do chão, mas isso pode aumentar o risco de superaquecimento e o contato com a poeira. O ideal é que seu gabinete esteja sempre em cima da mesa, pois assim vai melhorar a circulação de ar e menos contato com sujeiras.

Algumas pessoas gostam de usar o gabinete com a tampa lateral abera, mas o que pode parecer um benefício por mantê-lo mais fresco, na verdade faz com que a falta de proteção abra espaço para acumular poeira. Além disso, os gabinetes são projetados para ter o fluxo de ar correto com a tampa fechada.

Instale mais ventoinhas no gabinete

Quanto mais ventoinhas, melhor é o resfriamento. Foto: Shutterstock/FeelGoodLuck

Se o seu computador está limpo e em um local arejado, mas você percebe que mesmo assim aquece muito. Ao invés de manter a tampa lateral aberta, pode ser que ele simplesmente precise de mais ventoinhas para fazer a refrigeração adequada das peças. Alguns computadores vêm de fábrica com poucas ventoinhas, a instalação de mais um cooler pode resolver seu problema.

Só que não basta apenas abrir o gabinete e instalar de qualquer forma um cooler, fale com um técnico de informática, porque alguns esquemas de ventoinhas podem melhorar circulação de ar no gabinete, afinal existem diferentes formas de fazer a instalação para que a refrigeração seja eficiente.

Processadores necessitam de refrigeração

Apenas a aplicação da pasta térmica no seu processador pode até ajudar, mas talvez não seja o suficiente. O processador é o coração do computador e às vezes o cooler que vem de fábrica não dá conta da intensidade que você utiliza o seu equipamento.

Realizar um upgrade do cooler de vento do processador pode ajudar a resolver problemas no seu computador, porque este componente tem a finalidade de dissipar o calor. Sobretudo neste momento de altas temperaturas e com a proximidade do verão.

Use um Water Cooler

Water Cooler usa água para esfriar o processador. Foto: Shutterstock/Phuwadach Pattanatmon

Como assim, água no processador? É quase isso, o water wooler usa água para resfriar o processador, semelhante aos radiadores de carros. Esses coolers são mais caros e muito utilizados por PC Gamers, pois esses usuários sabem que vão levar o processamento a níveis altíssimos de desempenho.

Alertamos que a instalação de um water cooler deve ser mais cuidadosa, por isso se você não tem experiência, contrate um especialista para isso. Lembre-se que terá água circulando por dentro do seu PC, então cada peça deve ser encaixada com cuidado e verificada antes de colocar o aparelho para funcionar.

Base para Notebook com coolers externos

Base externa com cooler para notebook. Foto: Divulgação/Multilaser

Infelizmente as dicas de instalar mais ventoinhas, um cooler de vento para o processador ou mesmo investir em um water cooler não são viáveis para um notebook.

No entanto, existem pequenas bandejas ou suportes utilizados como base para notebooks. Elas possuem coolers embutidos que melhoram consideravelmente a ventilação do equipamento. Sem falar que além de dissipar o calor dos componentes, elas servem como pequenas mesas para o equipamento. Possuem um designer estiloso e são fáceis de carregar.

Mantenha o equipamento em um local fresco

Observe o local em que está instalado o seu computador ou notebook é bem arejado, fresco e sem incidência de luz solar. Em épocas mais quentes, esses conjuntos de fatores podem fazer a temperatura do seu equipamento subir muito. Um bom fluxo de ar no cômodo é fundamental para que os componentes do seu PC ou Notebook tenha uma vida útil mais longa.

CIA do PC – Soluções em TI e Gráfica Digital

A CIA do PC tem profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação. Realiza atendimentos tanto empresariais quanto residenciais, porque entendem que as necessidades tecnológicas não têm fronteiras.

É uma empresa de TI preocupada com o equilíbrio do meio ambiente. Por conta disto, fazem os descartes de lixos eletrônicos de forma sustentável. Todos os componentes defeituosos são encaminhados para reciclagem seletiva.

Conheça mais sobre a empresa em https://ciadopc.com.br e saiba mais sobre os serviços disponíveis. Se precisar, contate um dos Agentes de TI pelo WhatsApp (21) 96568-8002.

Deixe o seu comentário