“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância..” (João 10:10).

Infelizmente, parece que uma boa parte da igreja cristã anda cada vez mais distante da compreensão adequada do Evangelho de Cristo. Um dos textos mais deturpados da bíblia, para sugerir uma mentira e encobrir uma verdade, é o texto do Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10. Geralmente este texto é citado nos púlpitos da seguinte maneira: “… o diabo veio para roubar, matar e destruir…”.
ladrao2O curioso é que não precisamos ser “teólogos”, ou termos uma “revelação” acerca desse texto, para entendermos o que Jesus queria dizer no contexto dessa mensagem, somente precisamos ler:

João 10:9 – Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
João 10:10 – O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

ladraoJoão 10:11 – Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:12 – O mercenário não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.
João 10:13 – Ele foge porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.

João 10:14 – Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;
João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

Este texto parece deixar bastante claro que Jesus não estava falando do diabo, mas sim dos líderes religiosos. Na realidade, durante todo o tempo do ministério de Jesus, ele bateu duramente naqueles que usavam e se aproveitavam da religião para benefício próprio. Jesus os chamou de ladrões, cães, hipócritas, raça de víboras, filhos do diabo, entre outras coisas.
homem-atrai-dinheiro
O ladrão do texto é o pastor ou líder mercenário, que não procura o bem da ovelha, mas sim “os bens” da ovelha. É aquele cujo o dinheiro e a influência é o que lhe importa. Quando a ovelha passa por dificuldades, o mercenário a abandona para o lobo (este sim é o diabo), pois o mercenário ladrão foge de problemas. Não foi à toa que Jesus advertiu a multidão de sua época quando disse: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” (Mateus 7.15)

Sabemos que alguns leitores podem estar pensando: “estão expondo o evangelho e afastando ainda mais os ‘ímpios’ da igreja”, mas se fosse pra pensar dessa maneira Jesus não teria perdido tempo discursando todas essas palavras. Não estamos aqui para afastar as pessoas da igreja, mas sim aproximá-las do verdadeiro reino de Deus.

lobo-ovelha

Se você, leitor, é membro de uma igreja, procure se informar sobre a vida financeira da mesma, pois a verdadeira igreja adota a transparência como principal método para consolidar os fiéis. Procure conhecer os Pastores, e principalmente a vida que estes levam, pois muitos choram nos altares, mas levam uma vida de verdadeiros príncipes e princesas, adquirindo bens e riquezas; e morando em casas luxuosas. Uma realidade totalmente diferente da maioria dos fiéis de suas igrejas.

Mas, se você não é membro de uma igreja, saiba que existem igrejas limpas de tudo isso que vem adentrando ao evangelho e existem Pastores que verdadeiramente estão seguindo o que Jesus nos ensinou. Procure uma boa igreja e siga os ensinamentos de Jesus.

jesus-templo

Poderíamos ainda expor outros textos e aprofundar o assunto, mas queremos concluir esse artigo dizendo que hoje em dia, muitos líderes religiosos, alguns deles até famosos e celebrados pela mídia evangélica, não são pastores, mas ladrões, pois continuam seguindo a lógica de roubar, matar e destruir pessoas.

E aí, você tem visto muitas pessoas distorcendo a palavra de Deus para conseguir o que deseja?

Deixe o seu comentário