Na madrugada deste sábado (17), cerca de 30 bandidos fortemente armados explodiram a agência do Santander na Av. Comendador Teles, no Centro de Vilar dos Teles, em São João de Meriti. Por volta das 04h30, três pick-ups com vários bandidos na caçamba chegaram ao local e fecharam os acessos da avenida, enquanto outros marginais explodiam a agência com dinamites que fica a 1,3 km do 21º Batalhão da Polícia Militar.
Logo após as explosões, que pôde ser ouvido nas adjacências, viaturas do batalhão chegaram ao local e iniciaram uma intensa troca de tiros contra os bandidos. Algumas pessoas que tentavam se proteger do tiroteio informaram em redes sociais que a quadrilha estava com armamento pesado como fuzil AK-47 e metralhadoras. Segundo informações dos policiais, ninguém ficou ferido e os bandidos evadiram do local com sacolas de dinheiro.
As explosões e as intensas rajadas de tiros acordaram moradores do entorno que ficaram assustados e tentavam se abrigar em suas casas, com receio de balas perdidas. Funcionária de uma lanchonete da região que pediu para não se identificar, foi para o trabalho apreensiva. “Eu moro bem próximo daqui e quando ouvi os tiros fui com cuidado até a janela e vi muitos bandidos com fuzil, uns cercavam a via e quando os policiais chegaram eu me protegi com medo”, disse a moradora.
A empresa seguradora do Santander informou, inicialmente, que apenas cerca de R$ 15 mil foi levado, em virtude da rápida ação dos policiais do 21º Batalhão da PM. A agência 4227 de Vilar dos Teles tem dois andares e ficou totalmente destruída.
Agentes da Defesa Civil junto com funcionários da Ordem Urbana da Prefeitura de São João de Meriti isolaram o local e interditaram parte da avenida até que os escombros fossem removidos. Com a forte explosão, outras lojas do entorno também ficaram comprometidas e até uma galeria ficou interditada. Por volta das 10h30 a via foi liberada. A Defesa Civil continuou no local para terminar a perícia nas lojas que foram atingidas.
Foi a primeira grande ocorrência logo após a informação desta última sexta-feira (16), quando o presidente Michel Temer assinou o decreto que estabelece intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. Media que nunca foi adotada no Brasil desde a Constituição de 1988. O presidente anunciou na manhã de hoje, a criação do Ministério da Segurança Pública em reunião no Rio de Janeiro.