A Seleção Brasileira precisava fazer a parte dela, vencer o seu jogo e torcer para que o Peru derrotasse o Uruguai. Em mais uma noite inspirada do craque do Barcelona, o Brasil venceu o Paraguai por 3 x 0, com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo. O capitão brasileiro ainda perdeu um pênalty, mas numa arrancada sensacional deixou seus marcadores para trás e marcou o seu. Com a vitória, a Seleção de Tite chegou aos 33 pontos e ficou na torcida por um tropeço da equipe celeste para garantir a classificação.
Em Lima, o Peru precisava desesperadamente de uma vitória para se manter vivo por uma vaga na Copa da Rússia 2018. O Uruguai saiu na frente com Sánchez aos 29 minutos da primeira etapa, mas 4 minutos depois Guerreiro empatou. Com o empate, o Peru iria deixando o sonho do Mundial quase impossível. A virada peruana veio no segundo tempo com Flores aos 17 da etapa final. O atacante uruguaio Urretaviscaya foi expulso por dar sequência na jogada após o árbitro ter parado o lance. Com menos um em campo, o Uruguai não teve forças para empatar.
O Brasil é a primeira Seleção classificada para a Copa do Mundo 2018 na Rússia em fases eliminatórias. A Rússia por ser o país sede já está garantida. Numa sequência de 8 vitórias consecutivas, recorde na história, o técnico Tite foi o primeiro a chegar na Rússia e promete ser o último em deixar à Copa.
Detalhe… Los Hermanos perderam para a Bolívia por 2×0 e estão em quinto, na zona da repescagem, a quatro rodadas do fim das eliminatórias.