País alcança um índice indesejável

Por Bruno Saint’ Clair
bsclair@gmail.com

Na mesma semana em que o Brasil completou 1 mês de confirmação do primeiro caso ao novo Coronavírus, o País entrou para o G20 – Grupo dos 20 países mais contaminados ao COVID-19 do mundo.

Números mundiais. Fonte: JHU

Com 3477 casos confirmados, o Brasil é o décimo nono num ranking que contempla 177 países dos 193 reconhecidos como membros da ONU. Os dados são do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas, da Johns Hopkins University, em Maryland (EUA), que atualiza simultaneamente com a OMS e o CDC – Center for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).

O Brasil é o único País da América do Sul no G20 da Covid-19 e fica atrás de países da Ásia, da Europa e dos Estados Unidos que lideram com mais de 100 mil casos confirmados, seguidos por Itália (86), China (81), Espanha (72) e Alemanha (53) mil, respectivamente, os 5 mais infectados no mundo. De um total assombroso de mais de meio milhão de casos confirmados e mais de 28 mil com vítimas fatais.  Esses dados estão disponíveis em www.argics.com

Rio de Janeiro com 493 casos confirmados e 10 óbitos

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou ontem (27), os números da Pandemia do novo Coronavírus no estado. A capital apresenta o maior número de infectados e mortes, com 431 confirmados e 6 óbitos.

Todos os 5 homens e 5 mulheres vítimas de coronavírus confirmados no Estado do Rio de Janeiro eram idosos ou apresentavam comorbidades – presença de mais de uma ou de várias doenças na mesma pessoa -, sendo classificados como grupo de risco para a Covid-19.

Cidade Casos Confirmados Óbitos
Rio de Janeiro 431 6 (quatro mulheres e dois homens)
Niterói 36 1 (homem)
Volta Redonda 9 1 (homem)
São Gonçalo 4
Petrópolis 3 1 (homem)
Duque de Caxias 3
Barra Mansa 1
Belford Roxo 1
Campos dos Goytacazes 1
Guapimirim 1
Itaboraí 1
Miguel Pereira 1 1 (mulher)
Valença 1

 

Medidas de prevenção
– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
– Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente após espirrar ou tossir;
– Utilizar álcool em gel nas mãos;
– Evitar tocar o rosto após a higienização das mãos.

Voluntariado
Profissionais de saúde, estudantes ou formados, que desejam ser voluntários no enfrentamento do coronavírus podem se cadastrar no site www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br.

Deixe o seu comentário