From the River to the Sea – um filme sobre a guerra em Israel

Por Bruno Saint’ Clair
bsclair@gmail.com

Uma produção totalmente independente da Brasil Paralelo – empresa de mídia que produz vídeos sobre política e história – lançado na última segunda-feira (07), exatamente um ano após em que Israel sofreu o maior atentado da sua história, coordenado e conduzido pelo grupo militante islâmico palestino Hamas, da Faixa de Gaza.

Mais de 100 mil pessoas assistiram ao vivo pelo Youtube, o filme analisa o conflito entre árabes e judeus e também como grupos extremistas ganharam espaço em determinadas regiões, como a Faixa de Gaza. A megaprodução inicia com uma animação contundente, narrando a história desde o início dos tempos.

Israel está no centro das três crenças que atualmente são cultuadas pela maior parte da humanidade: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

  • O Judaísmo lamenta a destruição do seu templo e aguarda o Messias na Terra Prometida;
  • O Cristianismo chama de santa a terra onde Jesus foi sepultado;
  • O Islamismo ergueu a Mesquita de Al-Aqsa aonde Maomé ascendeu aos céus.

Os textos sagrados narram que dois filhos de Abraão, Isaque e Ismael, iniciaram a dissenção. O povo judeu descendente de Isaque foi dominado pelo Império Romano que originou à Grande Revolta Judaica. O povo árabe descendente de Ismael, o primogênito de Abraão, migraram pelo Oriente Médio. Desde então, nunca mais houve a união entre judeus e árabes.

Irmãos em sangue separados por seus princípios. | Fotos: Brasil Paralelo.

Séculos mais tarde, os britânicos prometeram aos árabes a independência do seu Estado em troca do apoio na Primeira Guerra Mundial, mas também haviam selado um acordo com os judeus na “criação de um lar nacional para o povo judeu na Palestina”. Promessas que não foram cumpridas e que trouxeram discórdias à Cidade Santa.

From the River to the Sea – Do Rio ao Mar – vai além de relembrar as causas e consequências do ataque de 07 de outubro de 2023 e nos traz entrevistados e sobreviventes dos dois lados da guerra.

Da perspectiva israelense, pessoas como Rafaela Treistman, brasileira que sobreviveu ao ataque de 07 de outubro, Edy Cohen, doutor especialista no conflito árabe-israelense e Uzi Dayan, general do exército israelense e sobrinho de Moshe Dayan, homem considerado um herói de guerra em Israel. 

Da perspectiva palestina, pessoas como Hamed Al Mlahii, sheik mulçumano em Gaza, Faraj Atiyah Helmi Al Sammony, civil que tem presenciado as consequências do conflito e o doutor The Al-fiqar Swerjio, analista político e membro da Frente Popular pela Libertação da Palestina.

Apesar da transmissão ter sido ao vivo, a Brasil Paralelo continua disponibilizando o filme no Youtube: From the River to the Sea.

Deixe o seu comentário