Prazo do recadastramento que terminou no dia 28 de fevereiro foi prorrogado
Por Bruno Saint’ Clair
brunosclair@odiadia.com.br
Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS do Estado do Rio de Janeiro que deixaram de fazer a prova de vida até o dia 28 do último mês, têm mais 90 dias para comparecerem ao seu banco pagador com documento oficial com foto. Aqueles que não se apresentaram estão com os seus benefícios cancelados e necessitam reativá-los. A prova de vida – recadastramento de senha – é necessária para manter o recebimento do benefício mensalmente.
Os bancos geralmente se organizam para o recadastramento dos aposentados. Os beneficiários são chamados seja pela data de aniversário do benefício ou do próprio aposentado. Outras instituições, também utilizam o mês anterior ao vencimento da última prova de vida cadastrada. O INSS ratifica a necessidade do comparecimento do beneficiado para que seus vencimentos não sejam cancelados definitivamente.
O deslocamento até a instituição bancária e a falta de informação são as maiores causas do não comparecimento dos aposentados para o recadastramento. O INSS informou que só no ano passado, houve uma economia de R$ 1,2 bilhões aos cofres públicos, pois 112.729 foram suspensos. A prova de vida é obrigatória para evitar pagamentos indevidos e fraudes.