Quase dez vezes mais salgado do que o oceano, o Mar Morto impede o desenvolvimento de qualquer tipo de vida, qualquer peixe que seja transportado pelo rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada.

mar-morto

No entanto, o que torna o Mar Morto um lugar único, é que o alto nível de salinidade tornou a água extremamente densa e por isso é impossível afundar na água do mar Morto. Os banhistas se divertem balançando ou lendo livros e jornais na água, sem afundar mesmo nos locais mais fundos, o que torna o mar Morto incrivelmente fascinante.

mar-morto-flutuando



Todo este sal e a concentração de outros minerais, por outro lado, fornecem um alívio imenso para muitos visitantes enfermos que vêm regularmente para se beneficiarem das suas características de cura.  Tudo isso e muito mais tornam o Mar Morto um fascinante spa para pessoas do mundo inteiro. A composição dos sais e dos minerais na água é o que a torna tão especial e beneficial para o corpo.

Em certos lugares do mar Morto podemos encontrar uma “lama” com alta concentração de sódio e outros minerais atraentes para a indústria da beleza. Ela é utilizada em tratamentos dermatológicos e estéticos em virtude de suas supostas propriedades medicinais.

lama-mar-morto



A costa ocidental (dentro das fronteiras de Israel) está cheia de praias organizadas e áreas de banhos que fornecem um acesso conveniente à água.  Além das duas praias terapêuticas (Neve Zohar e Ein Bokek), foram estabelecidos grandes centros de turismo fornecendo serviços aos turistas que são puro prazer.

Atualmente, existe o temor de que o Mar Morto esteja, literalmente, morrendo. Isso porque, em função dos desvios e usos das águas do Rio Jordão, além dos elevados índices de evaporação, seus níveis estão diminuindo. Contribui também para agravar a situação o fato de suas águas estarem sendo usadas por Israel e Jordânia, que realizam seu consumo após o processo de dessalinização.

mar-morto3

O Mar Morto é um lago de formato estreito e alongado, possuindo 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Ele está a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e 417 metros sob o nível do mar (é o ponto mais baixo do planeta Terra).

Em 2011, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, no Neguev, enviou uma equipe de mergulhadores até as profundezas do Mar Morto. Na ocasião, os estudiosos descobriram enormes crateras no fundo do mar, com 15 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade. Água fresca fluía a partir dessas crateras, que foram alcatifadas com tapetes de micro-organismos, mostrando que o mar não estava totalmente morto.

mar-morto-fonte

Em uma visita à região árida, Samantha Siegel, uma mulher judia que vivia em Jerusalém, descobriu que muitas dessas piscinas estão se enchendo de água doce e peixes. Para comprovar o fenômeno, Siegel produziu um vídeo registrando peixes nadando nas margens do Mar Morto, em uma grande piscina cercada por plantas verdes.



O nível de água no Mar Morto vem recuando em até um metro por ano. Isto acontece devido à água que está sendo desviada a partir do rio Jordão para fins agrícolas e também por causa da evaporação causada pelas obras minerais do Mar Morto. A queda do nível de água provocou o surgimento de piscinas, que aparecem nas margens do Mar Morto.

Viu como o mar Morto não é tão morto assim? Comente sobre isso com os seus amigos.

Deixe o seu comentário