Operação Semana Santa vai até o Domingo de Páscoa
Por Bruno Saint’ Clair
brunosclair@odiadia.com.br
O Hipermercado Extra no Shopping Carioca, localizado no bairro da Vila da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, foi interditado na tarde deste domingo (18), por técnicos da Vigilância Sanitária. Na semana passada, outra unidade da rede na Zona Sul, em Copacabana, também foi interditado e aplicado multas ao estabelecimento por falta de higiene e armazenamento de produtos em temperatura inadequada.
Fotos da interdição do Hipermercado Extra no Shopping Carioca começaram a circular pelas redes sociais, acompanhadas de mensagens de revoltas. “O fedor q tem nos cantos do mercado há anos. Já deviam ter fechado faz muito tempo mas o $$$$ corre e reabrem no mesmo dia”, reclamou um usuário pelo Facebook.
De fato, as informações são de que horas mais tarde, o hipermercado foi reaberto e até o momento, não foi informado quais os produtos foram colocados fora de consumo. Em Copacabana, havia infestação de baratas e indícios de presença de roedores dentro da loja e no estoque, além de produtos como corte de frios em temperatura mais alta do que a recomendada pelos fabricantes. Conforme publicou o Globo-Zona Sul, na última sexta-feira (16).
A operação que começou na semana passada vai até o Domingo de Páscoa, dia 1º de abril, e será realizada 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes em turnos alternados. Os itens mais procurados são pescado fresco — salgado e seco (em especial o bacalhau) —, ovos de Páscoa, chocolates e colomba pascal. Todos muito procurados nesta época do ano.
No ano passado, a Operação Semana Santa inspecionou 223 estabelecimentos. Houve interdição de cinco, aplicação de 71 multas e inutilização de 1.052 kg de alimentos.