Águas cristalinas, ventos fortes e areias brancas. O cenário parece mais com uma praia do Caribe na América Central. De primeira, pode até confundir o olhar do turista, mas quando se pisa nesta terra o frescor é inconfundível. Uma das mais belas cidades do Estado do Rio de Janeiro, o paradisíaco Arraial do Cabo.

Entrada de Arraial do Cabo

Entrada de Arraial do Cabo

Já imaginou, você se refrescando diante do litoral mais limpo e cristalino da região sudeste do Brasil?  Pois é, Arraial do cabo além de ser um dos pontos mais procurados por turistas do mundo inteiro, guarda diversas belezas naturais. Encanta a todos que chegam pela primeira vez em seu território, com oportunidades ímpares de diversão e gastronomia.

Foto: Augusto Machado

Foto: Augusto Machado

Além de possuir todos esses atrativos, Arraial do Cabo está entre os 3 melhores pontos de mergulho do Brasil (juntamente com Fernando de Noronha e Abrolhos), por contar com uma biodiversidade incrível que vai conquistar o coração de qualquer apaixonado pela vida marinha e mergulho, seja ele com cilindro ou com um simples snorkel. Sem dúvida, é o lugar certo para uma experiência sensacional e com as mais diversas espécies da fauna marinha do Rio de Janeiro. Podemos encontrar, sem muito esforço, tartarugas marinhas, cavalos marinhos, lulas, lagostas, arraias, diversos tipos de peixes e com um pouco de sorte, as praias de Arraial já receberam até a presença de elefantes marinhos, que é uma ocorrência bem difícil.

Mergulho em Arraial do Cabo | Foto: Augusto Machado

Mergulho em Arraial do Cabo | Foto: Augusto Machado

Esse cenário ainda consegue ficar mais espetacular entre os meses de novembro à março que é quando ocorre, devido a presença de ventos fortes vindo da região nordeste brasileira, um fenômeno que é comum em poucos locais do mundo: “A Ressurgência”. Assim chamada, devido ao ressurgimento de águas profundas para a superfície, junto à água cristalina, essa ascensão traz nutrientes pouco utilizados de regiões profundas, o que acarreta numa explosão de vida, atraindo peixes exóticos e até mesmo golfinhos e baleias para o local.

sargento

Mergulho em Arraial do Cabo | Foto: Augusto Machado


PRAINHA
Ao chegar na cidade você irá se deparar com um visual incrível da prainha, uma das primeiras praias de Arraial. Já é possível observar o tamanho da experiência que essa região irá proporcionar para o visitante, com uma vista incrível do mar e um acesso fácil, a prainha é um dos pontos que não devem ser deixados de lado. 

Prainha | Foto: Augusto Machado

Prainha | Foto: Augusto Machado

Tendo a gastronomia como um dos pontos fortes dessa praia, é possível sentar nas cadeiras que estão na areia e comer deliciosos pratos, além é claro de admirar a bela vista do local. Inclusive, é um dos pontos mais procurados por mergulhadores, o costão, possui uma riqueza de espécies incrível, sendo possível ver “extensos recifes de corais” com sua fauna e flora associada de esponjas, algas, além de uma variedade de peixes e tartarugas que vivem nessa região.

Tartaruga verde - Painha

Tartaruga Verde – Prainha/Arraial do Cabo | Foto: Augusto Machado


PRAIA GRANDE
Outro exemplo de beleza natural se encontra na “Praia Grande”, assim chamada devido a sua extensão quando comparada as outras praias de Arraial. Se você é fã de pegar um sol enquanto relaxa na areia e além disso, tem um certo apreço por frutos do mar. Esse é o lugar ideal para passar o seu dia. A Praia Grande é uma das praias mais incríveis para relaxar e andando poucos metros já nos deparamos com uma variedade de restaurantes para todos os gostos. Nessa região é possível encontrar diversas tartarugas marinhas nadando próximo ao costão (à esquerda da imagem abaixo).

praia-grande-arraial-do-cabo

Praia Grande | Foto: Reprodução da internet


PRAIA DO FORNO
Agora, se sua busca é de serenidade, praias tranquilas para você e seus filhos e ao mesmo tempo gosta de trilha, a dica é a Praia do Forno, um dos melhores pontos de mergulho de Arraial do Cabo e também para descanso. O acesso a essa praia pode ser feito de duas formas: Através de uma pequena trilha (no máximo 10 ou 15 minutos) com inicio do lado esquerdo da praia dos anjos ou através de “taxis marítimos” que saem da praia dos anjos frequentemente e levam até a Praia do Forno sem grandes custos. Essa praia possui restaurante a beira mar e de uma radiante beleza imensurável.

Foto no alto da trilha para praia do Forno. | Foto: Augusto Machado

Alto da trilha para praia do Forno | Foto: Augusto Machado

Nesse mesmo cais na “Praia dos anjos” é possível fazer passeios contratando empresas que levam de barco os visitantes para conhecerem as principais praias e vistas de Arraial do cabo, até aquelas localizadas em ilhas próximas (ex.: Ilha do Farol e dos Porcos, sacos do Cherne, do Cordeiro e gruta azul).

PONTAL DO ATALAIA
Já sonhou em viajar para o Caribe? Já se imaginou entrando numa praia e se deparar com uma “quase piscina natural de ondas”? Pois é, um dos locais mais procurados é a famosa praia do “Pontal do Atalaia”, em Arraial do Cabo. Devido sua beleza e tranquilidade. Apesar de possuir um acesso difícil, de carro ou de barco, sem dúvida ainda é um dos pontos mais preservados da região e uma das mais bonitas do Rio de Janeiro.

Subaquática Praia do Pontal do Atalaia. | Foto: Augusto Machado.

Subaquática Praia do Pontal do Atalaia | Foto: Augusto Machado

No alto da região do pontal, é possível encontrarmos trilhas que levam o visitante até piscinas naturais formadas pela atividade da maré. Além disso, é onde encontramos uma das vistas mais lindas para se apreciar um pôr do sol caindo atrás do mar. Diversas pessoas vão até essa região em busca da melhor foto do pôr do sol. É impossível não se apaixonar pelo Pontal.

Vista do alto do Pontal da Atalaia. | Foto: Augusto Machado.

Vista do alto do Pontal da Atalaia | Foto: Augusto Machado

Além de toda essa beleza, Arraial é localizada entre cidades vizinhas que desfrutam de uma diversidade atrativa de todos os gostos.  O sol nascente na beira da Restinga de Massambaba e o visual da Laguna de Araruama são alguns dos atrativos naturais para um day user inesquecível.

DO LEME AO PONTAL, MAS PASSE EM ARRAIAL
Os esportes náuticos na maior laguna salgada do mundo são práticas constantes nos finais de semana, feriados e verões por estas bandas. Da ponta de Monte Alto às salinas de Figueira há muito o que ser explorado. Aliás, o nome Figueira faz justa homenagem a Figueira da Foz em Portugal por terem as mesmas características geográficas.

Às margens do Oceano Atlântico, com a extensa praia Grande que dista 37 km entre Arraial do Cabo e Saquarema, a prática do surf, bodyboard, kitesurf e mergulho é peculiar.

Franceses, espanhóis, portugueses, indígenas, africanos passaram e deixaram por estas terras um pouco de sua identidade cultural. Das bandeiras do Vasco da Gama em dia de jogos, do peixe com banana nos quiosques da orla, dos olhos azuis das mulheres cabistas, dos condimentos agridoces, do samba de domingo na praia dos Anjos, todos se encontram no Cabo. O arraial mais divertido da região. 

DESTAQUE DA REGIÃO

Buscamos e encontramos uma empresa que tem se destacado no ramo de passeios de barco, com serviços de fotos e vídeos aéreos por meio de drones; e mergulhos com fotos subaquáticas, proporcionando uma experiência única aos visitantes deste paraíso. Estes incríveis passeios podem ser agenciados pela página Eu Amo Arraial do Cabo, contato: (22) 9 9920-8573.

Autores:
Julio de Azevedo – Jornalista especializado em Turismo – Guia de Turismo Regional | RJ | Nacional e Internacional.
Augusto Machado – Graduado em Ciências Biológicas – Biologia Marinha.

Deixe o seu comentário