Não é dezembro e nem muito menos 1981
Por Bruno Saint’ Clair
bsclair@gmail.com
Pouco mais de 1 mês da grande final da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, os olhos do mundo se voltam para outro mundial, só que agora o de clubes. O Mundial de Clubes FIFA 2022 será disputado agora em fevereiro de 2023 entre hoje (1º) até o dia 11, no Marrocos. Justamente porque o calendário não permitiu a disputa da competição no ano passado, em função do Mundial no Catar, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2022.
A expectativa é que novamente europeus e sul-americanos façam a grande final, assim como foi no o mundial de Seleções do ano passado. A final épica entre Argentina 3 x 3 França, com vitória nos pênaltis dos Hermanos ficou marcado na história.
São 7 clubes das 6 Confederações filiadas à FIFA que irão disputar um dos campeonatos eliminatórios mais cobiçados pelos torcedores, sobretudos os brasileiros. A primeira disputa deste novo formato do Mundial foi exatamente no Brasil, com a final entre Corinthians 0 x 0 Vasco, no Maracanã, em janeiro de 2000, com o time paulista sendo o Campeão do Mundial de Clubes FIFA, vencido nos pênaltis.
Os clubes classificados e que disputarão o Mundial de Clubes FIFA 2022, no Marrocos são:
Real Madrid |
O atual Campeão Espanhol e da Liga dos Campeões da UEFA 2021/22, a Champions League, tem 14 conquistas da maior competição europeia e já foi Campeão Mundial 7 vezes (1960, 1998, 2002 2014, 2016, 2017 e 2018).
Em janeiro deste ano, a equipe comandada por Carlo Ancelotti perdeu a final da Supercopa da Espanha para o Barcelona e viu o rival abrir vantagem na liderança da liga nacional. O último vencedor da Bola de Ouro, Benzema, não vive a mesma fase da temporada 2021/22. Mas os brasileiros Vini Jr e Rodrygo são companheiros decisivos no ataque espanhol.
Flamengo |
O atual Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores conquistou pela 4ª vez o mata-mata mais disputado do Brasil e o tricampeonato da Glória Eterna em 2022 (1981, 2019 e 2022).
Assim como o seu maior rival do mundial, também teve um revés recentemente, no vice-campeonato da Supercopa do Brasil para o Palmeiras. Embalado pela sua torcida pela conquista do bicampeonato mundial, pois apenas em 1981 com a vitória de 3×0 sobre o Liverpool, conseguiu seu 1º título.
Com a manutenção de alguns jogadores do brilhante time de 2019, ocasião que novamente enfrentou o time inglês na final do mundial e viu o título escapar na prorrogação na derrota por 1×0. Tem em Pedro, Gabigol, Arrascaeta e Everton Ribeiro seus grandes trunfos para buscar o mundo novamente.
Al Hilal |
Indicado pela Confederação Asiática de Futebol em janeiro, porque a Liga dos Campeões Asiática de 2022 ainda não terminou e por ser o atual campeão desde 2021. Na temporada 2021/22 foi tricampeão na Liga Nacional.
O time tem 12 jogadores da Seleção da Arábia Saudita que na Copa do Mundo FIFA Catar 2022 venceu a Argentina, na 1ª rodada da fase de grupos por 2×1. A equipe também conta com Michael e Cuéllar, ambos ex-Flamengo.
Seattle Sounders |
Atual campeão da ConcaChampios, a Liga dos Campeões da CONCACAF, o Seattle Sounders será a primeira equipe da MLS – Major League Soccer, a disputar o Mundial de Clubes da FIFA. Na última edição da Maior Liga de Futebol norte-americana ficou em 11º na Conferência Oeste.
Com jogadores brasileiros e outros estrangeiros com passagens pelo Brasil, o Seattle Sounders tem em seu elenco o volante João Paulo, ex-Botafogo, e os atacantes Léo Chú, ex-Grêmio, e Héber, ex-Avaí. Dois sul-americanos conhecidos: o uruguaio Lodeiro, ex-Botafogo, e o peruano Ruidíaz, ex-Coritiba.
Al Ahly |
O maior campeão da Liga dos Campeões da África com 10 títulos é também o maior campeão do Egito com 42 títulos. Apesar da soberania no continente e no país, o Al Ahly se classificou para o mundial por ser o atual vice-campeão da Champions africana.
O time egípcio chega no mundial invicto na temporada 2023 com 21 jogos e líder do campeonato local. O goleiro El Shenawy, titular da seleção do Egito foi o responsável pelo 3º lugar no Mundial de 2020, ocasião em que foi decisivo na disputa de pênaltis contra o Palmeiras. Junto com o atacante Sherif, artilheiro do time com cinco gols, são os principais nomes do time.
Wydad Casablanca |
Não foi por coincidência que a Seleção de Marrocos teve uma brilhante participação na Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Chegando às semifinais do mundial e ficando em 4º lugar, os marroquinos conquistaram também a Liga dos Campeões da África, com o Wydad Casablanca.
Isto significa que os marroquinos se classificaram para o mundial como os atuais campeões africanos e contemplados pela FIFA por ser o país sede do Mundial de Clubes FIFA 2022. O Wydad Casablanca é ainda o atual campeão nacional.
Os destaques são o lateral Attiat Allah e o meia Jabrane, ambos fizeram parte do grupo marroquino na Copa. Sua apaixonada torcida promete muita pressão e festa para levar o Wydad Casablanca a pelo menos igualar o seu rival nacional Raja Casablanca que chegou a ser finalista em 2013, mas perdeu por 2×0 para o Bayern de Munique.
Auckland City |
O Campeão da Liga dos Campeões da Oceania pela 10ª vez, o Auckland City é recordista em mundiais com 11 participações, mas sua melhor colocação foi o 3º lugar de 2014, coincidentemente no Marrocos. Ainda não jogou em 2023 e se preparou para o mundial na Catalunha, na Espanha.
Cam Howieson, da seleção neozelandesa, e o argentino Emiliano Tade são os destaques da equipe. O time neozelandês faz o jogo de abertura do mundial nesta quarta-feira (01), contra o Al Ahly do Egito.