Uma viatura descaracterizada do Comando Militar do Leste (CML) entrou por engano na Comunidade Vila do João, no Complexo da Maré, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, e acabou abordada por criminosos da facção Terceiro Comando Puro (TCP) que controlam a venda de drogas na região.
O incidente ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 17 de maio. O sargento que estava no veículo desceu e saiu correndo, deixando para trás sua pistola e o soldado que o acompanhava.
Lotados na Base de Apoio Logístico, um sargento e um soldado seguiam para o Comando Militar do Leste (CML) com orientações do aplicativo Waze quando foram parar dentro da favela.
Após dirigir cerca de 300 metros, eles se depararam com cinco bandidos – um de fuzil e quatro de pistola. Eles mandaram que os militares saíssem do carro (uma viatura descaracterizada).
“Se for polícia vai morrer!” – Esta foi a frase que criminosos da facção Terceiro Comando Puro (TCP) gritaram para dois militares do Exército que entraram por engano na Vila do João.
Os criminosos revistaram os dois e não encontraram nada, mas acharam uma pistola 9mm na lateral do banco, próximo ao freio de mão.
Nesse momento, começaram a gritar: “Vai morrer, filho da p… Você é polícia”. Segundo testemunhas, o sargento correu e o soldado se identificou, dizendo que era do Exército de Goiânia e mostrando sua identidade militar.
Os criminosos então retiraram as 14 munições da pistola e pegaram o aparelho de telefone celular do soldado, o liberando em seguida.
O militar contou na delegacia que não houve agressão e nem disparo de arma de fogo.
A ocorrência foi registrada na 21DP.