Além da utilização exagerada na área doméstica e no plano individual, soma-se o intensivo consumo de água nas atividades econômicas, notadamente a agricultura e a indústria, isso sem contar o grande volume desperdiçado. 

A questão da falta d’água é um problema dramático para muitas localidades do mundo. Em algumas regiões do Brasil, vive-se o problema da escassez hídrica física, ou seja, quando o consumo da população é maior do que o ritmo de renovação das reservas de água pelo ciclo hidrológico.

Muitas pessoas têm o habito de “lavar” uma calçada somente com a água da mangueira, porém, não querem perceber que a àgua somente “molha” o chão, não limpa. O que realmente limpa é varrer o chão com uma vassoura, mas varrer pode ser muito ser muito cansativo para algumas pessoas.

Para combater esse desperdício, alguns estados brasileiros sancionaram uma lei para multar as pessoas que forem flagradas “limpando” a calçada somente com a água da mangueira e a multa pode chegar a R$ 250,00.

Existem várias maneiras de reaproveitar a água na área externa da casa. Seja para limpar o quintal, o carro ou molhar as plantas, trocar a mangueira pelo balde ou regador é uma importante medida contra o desperdício. Pode até parecer uma medida pequena, mas somada a outros cuidados, o resultado é uma grande economia. Seu bolso e o meio ambiente agradecem. Veja a seguir 10 dicas para economizar água no quintal:

  1. Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa;
  2. Ao lavar a calçada com a mangueira, você consome 280 litros de água;
  3. Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, suspenda a lavagem durante a estiagem;
  4. Lavar o carro com mangueira por meia hora consome 560 litros de água;
  5. Ao lavar o carro com um balde de 10 litros, o consumo é de 40 litros de água;
  6. Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira;
  7. No verão, a rega das plantas deve ser feita pela manhã ou à noite. Isso reduz a perda de água por evaporação;
  8. No inverno, molhe as plantas sempre pela manhã, em dias alternados;
  9. Reaproveite a água da lavagem das roupas para fazer a faxina da casa, lavando o quintal;
  10. Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar o quintal.

Conscientize a sua família, depois seus vizinhos e depois os donos de comércio da sua região, só nossos netos poderão usufruir do legado que estamos deixando.

Deixe o seu comentário