O furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e provoca interrupções do fornecimento. Para combater essa prática a Light realiza operações diárias contra os “gatos” de energia em toda a sua área de concessão. Hoje, em ação com mais de 600 profissionais, a companhia efetuou 1.376 inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Foram identificadas 940 irregularidades no consumo de energia, totalizando um índice de acerto de 68%.

O Superintendente de Recuperação de Energia da Light, Rainilton de Andrade, explica que o furto de energia está presente em todas as áreas do Rio.

– Atuamos em todas as regiões que são monitoradas e avaliadas por um Centro de Inteligência da Light. Por meio de análises, conseguimos mapear os locais e os estabelecimentos com suspeita de fraude e direcionamos nossas equipes de inspeção.

Inspeção em rua

Inspeção em ruas no Bairro da Luz em Nova Iguaçu | Foto: divulgação Light

Durante a operação desta quarta-feira (10), uma Agência Móvel da empresa prestou serviços comerciais aos moradores e realizou solicitações de pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros.

– O furto de energia nos 31 municípios atendidos pela Light no estado do Rio corresponde a cerca de 40% sobre a carga distribuída para a rede de baixa tensão, o equivalente ao consumo do Espírito Santo, durante um ano, finaliza Andrade.

Denúncia

A empresa pede que o cliente denuncie os “gatos” de energia por meio da Agência Virtual pelo site www.light.com.br, pelas redes sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes) ou pelo Disque-Light (0800 021 0196). Pelos mesmos canais, é possível solicitar o restabelecimento da energia, em casos de interrupção.

Divulgação Light

Essa matéria foi publicada em parceria do O Diadia com a assessoria de imprensa da Light.

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