O Prova Rio é o exame que avalia o desempenho dos alunos em Português e Matemática na rede municipal e foi realizado em novembro do ano passado. Mas após 5 meses, nem todos os aproximados 3,5 mil colaboradores distribuídos entre aplicadores, supervisores e coordenadores que trabalharam em um dos seis dias da prova, não receberam da empresa licitada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Consulplan, organizadora privada de concursos públicos e avaliações educacionais, conhecida pelos concurseiros de todo o país e que recentemente aplicou as provas do concurso do Tribunal Regional Federal – TRF 2ª Região (ES/RJ), atua há mais de 20 anos no mercado. A empresa participa de licitações desde 2013 e já recebeu da prefeitura carioca mais de R$ 16 milhões como prestadora de serviços em avaliação educacional, conforme informações disponíveis no site Rio Transparente da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro.

Existem vários grupos no WhastApp com centenas de colaboradores do Prova Rio 2016, que alegam não ter recebido pelo trabalho realizado e com receios de serem excluídos do cadastro de aplicadores, solicitam o anonimato.

Zap

Aplicadora aflita por falta de pagamento após 5 meses. | Foto: reprodução WhatsApp

– Além desses longos 5 meses de espera para o pagamento de R$ 325 por três dias de trabalho dentro de comunidade que foi o meu caso. Trabalhei em um colégio (…) passando por situações de risco que todo mundo sabe como é, e como funcionam as coisas lá, eles sequer pagam passagem ou alguma ajuda para a alimentação, já que a maioria das escolas eram dois turnos.

Além de não receberem desde o ano passado, quando os aplicadores ligam para a Consulplan, as respostas são sempre infundadas como relata à aplicadora.

– Quando ligamos não nos dão informações direito e sempre a mesma história que os pagamentos estão sendo feito em lotes, não nos explicam critérios de pagamento, tem gente do mesmo banco que o meu (…) que já recebeu e muitos não. Não nos dão assistência é uma enorme falta de respeito estou desempregada então contava com esse valor para pagar uma conta que atrasou e veio se acumulando até hoje.

caderno_Prova

Caderno de avaliação do Prova Rio 2016. | Foto: reprodução do Youtube

A Consulplan pertence ao ex-candidato à Prefeitura de Muriaé-MG pelo PMDB, Élder Abreu, que ficou em 2º lugar nas eleições de outubro do ano passado. A coincidência de fatos, outubro perdeu as eleições e os atrasos nos pagamentos, fizeram os grupos da rede social suspeitarem de que o majoritário da Consulplan teria utilizado os valores que deveriam ser pagos àqueles que trabalharam, para cumprir suas obrigações de pós-campanha. Em uma das centenas de mensagens, um aplicador que também pede para não ser identificado desabafa.

– Eu já aplico provas pela Consulplan há dois anos, mas desta vez o dono da empresa havia perdido as eleições municipais de Muriaé. Aí vieram as provas e o nosso dinheiro deve ter servido para pagar suas dívidas de campanha.

alunos

Alunos das escolas municipais do Rio são avaliados. | Foto: divulgação Prefeitura do Rio

O Diadia fez contato com a Consulplan e fomos diretos ao questionar sobre quando de fato vão pagar todos os envolvidos na avaliação, mas assim como nas respostas aos aplicadores também não conseguimos uma data exata. Por e-mail, a assessoria de imprensa da organizadora ratificou que os pagamentos estão sendo efetuados e que faltam apenas 15% do total dos colaboradores para receberem.

“A Consulplan, empresa organizadora da aplicação da Prova Rio 2016, informa que cerca de 3,5 mil pessoas atuaram na exitosa aplicação, que é feita pela organizadora há cinco anos. Os pagamentos estão sendo realizados gradativamente. Do total, 85% dos colaboradores já receberam. Não há nenhuma possibilidade dos profissionais não receberem o valor acordado.”

elder-abreu-c

Sobre as suspeitas dos colaboradores, em relação à falta de pagamento ter sido provocada pela derrota nas eleições municipais do ex-candidato Elder Abreu, a assessoria informou que os projetos pessoais do empresário não são relacionados com a organizadora.

“Ressaltamos que a Consulplan é uma empresa séria, que está no mercado há mais de 20 anos, atuando em todo território nacional e não há, na organizadora, qualquer relação ou interferência de outros projetos pessoais de seu diretor-presidente.”

No site Rio Transparente, existem três licitações em vigor da Consulplan, sendo duas com término no dia 20/09/2017 e outra no dia 31/10/2017. Com base no mês em que foi realizado o Prova Rio de 2016 (novembro), provavelmente nova licitação será realizada e a organizadora deverá participar do novo pregão para a avaliação das escolas municipais no fim deste ano. A Prefeitura do Rio ainda não divulgou os resultados do Prova Rio 2016 que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (Iderio).

Deixe o seu comentário