Deus perdoa sempre! O ser humano, às vezes… A natureza, nunca

Por Carlos Otávio
comarket@bol.com.br

Em meio a tantas notícias “negativas” devido à crise sanitária, econômica, social e política ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, e por estarmos finalizando o período da Quaresma, para vivenciarmos (ainda que virtualmente) a Semana Santa a partir desse domingo próximo (de Ramos), compartilhamos um site só com notícias “boas” (positivas) sobre a pauta do momento: – https://thegoodnewscoronavirus.com

Imagem da Internet

Para não dizer que não falamos das flores, em nível de sistema global, algo “bom” (positivo, se é que neste momento consigamos entender assim, dada a maioria dos impactos como negativos) que está acontecendo com a crise mundial devido ao COVID-19 (ratificando que tem muito mais efeitos lamentáveis e negativos do que positivos) é a redução (drástica e rápida) dos níveis gerais de poluição ambiental. Só pra ficar num pequeno exemplo, não obstante de grande impacto para a saúde humana (inclusive pulmonar, órgão mais afetado pelo vírus pandêmico), a quarentena reduziu aproximadamente pela metade a emissão dos gases de efeito estufa nas cidades mundo afora, sobretudo devido à diminuição de transportes circulando (ônibus, aviões, além de veículos, etc.).

O distanciamento social está mudando “paradigmas”, formas “genéricas” de ver, interpretar e viver no nosso mundo “(pós)moderno”, sobretudo ocidental:
– Será o fim do [North] American way of life “consumista”?
– Será uma “resposta” (ainda que saibamos a origem do SARS-CoV-2 ter sido num mercado “molhado” [ wet market ] chinês em Wuhan) da natureza a décadas de exploração predatória?
– Será a “quarta onda” tecnológica (Agrícola, Industrial, da Informação [Alvin Tofler], da “Sustentabilidade”?!) emergente a “tomar posição” e “exigir” mudança de postura perante a forma de vivermos no mundo?

Deus [para aqueles que acreditam] nos guie enquanto humanidade para superarmos (mais) essa pandemia (mundial, vale a redundância), mas sobretudo que possamos aprender a viver de forma mais “integrada” (ainda que no distanciamento) e harmoniosa com o ambiente do qual também somos parte!!! Como dizem popularmente nos meios católicos… “Deus perdoa sempre! O ser humano, às vezes… A natureza, nunca”.

Fontes:
https://thegoodnewscoronavirus.com

https://super.abril.com.br/ciencia/poluicao-atmosferica-cai-mundo-afora-com-a-pandemia-de-covid-19/

https://www.project-syndicate.org/commentary/wet-markets-breeding-ground-for-new-coronavirus-by-peter-singer-and-paola-cavalieri-2020-03

https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2020/03/acoes-contra-coronavirus-reduziram-emissoes-de-gases-do-efeito-estufa-na-china/

Carlos Otávio de Almeida Afonso, Administrador, Servidor Público Federal (lotado no Inmetro), Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Matanza, UNLaM, Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ – MPGE

Post Script : enquanto isso, desfrutemos de músicas para nos concentrarmos no (tele)trabalho, meditarmos quanto a formas de viver mais adequadas ao nosso meio ambiente, e também relaxarmos (até para mantermos a saúde mental), inspirados na Páscoa (“passagem”) vindoura, na mesma Esperança de Sua Ressurreição, para que a humanidade também possa “ressuscitar” enquanto ainda há tempo neste planeta:
https://open.spotify.com/artist/4qgk8IU47LqXKi2Rwuvqnr?si=hIGjRwHSQdm0W8lxwJK3yw

Paz e Bem, pessoal, já está disponível o pré-release do nosso novo álbum, que vos compartilho com muito júbilo!!! É só escolher a música e clicar, mas se quiserem podem ‘abrir com o Spotify’ quando clicar no link.

Deixe o seu comentário